Ostia Antica

Ostia Antica

Ostia Antica foi uma das mais florescentes cidades romanas graças à sua posição como importante centro comercial e portuário. Esteve enterrada durante mais de 10 séculos.

Situada 30 quilômetros a oeste de Roma, Ostia Antica foi uma das mais florescentes cidades romanas graças à sua posição como importante centro comercial e portuário.

Quando a pobreza e a doença assolaram a cidade, ela se viu no abandono e permaneceu sepultada sob a areia durante vários séculos e por isso seu estado de conservação é relativamente bom.

O que aconteceu em Ostia Antica?

Ostia Antica constituiu o principal porto comercial de Roma durante a época da República. No século IV, com a chegada do declive do comércio, também chegaram os maus tempos para o porto.

A situação se complicou quando uma epidemia de malária arrasou a cidade, e os habitantes que não ficaram doentes fugiram para se salvar. Assim, a cidade que em tempos passados chegou a ter mais de 100.00 habitantes se tornou um lugar fantasmagórico destinado ao esquecimento e permaneceu enterrado sob a areia durante vários séculos.

A cidade está relativamente bem conservada, embora não tanto quanto Pompeia ou Herculano, onde o processo de desaparecimento da população foi muito mais rápido.

O que ver em Ostia Antica 

Em Ostia Antica podemos ver os restos da maioria das construções que formavam a cidade antes de que fosse enterrada pela areia.

A calçada principal, “Decumanus Maximus”, atravessa a cidade enquanto os pórticos dos edifícios mostram os restos dos negócios que um dia funcionaram ali. Tabernas, lojas, armazéns e inclusive um grande teatro restaurado no qual ainda acontecem representações durante os meses de verão.

Detalhes que deixam claro o caráter cosmopolita que teve a Ostia Antica durante sua época de esplendor são os restos de 18 templos dedicados ao deus persa Mitra, uma sinagoga judia e uma basílica cristã. 

Sabor agridoce

Como visita única, podemos dizer que Ostia Antica está relativamente bem conservada e serve para dar uma ideia de como era a cidade. Em troca, se a comparamos com Pompeia ou Herculano, é um lugar entediante e mal conservado.

Se você for fazer o tour durante o verão, é recomendável levar água e algo para se proteger do sol, já que quase não há sombras. 

Como ir desde Roma

Exceto se você tiver um carro ou quiser fazer um tour guiado, Ostia Antica está perto de Roma e é muito fácil chegar de transporte público.

Para chegar usando o transporte público, você tem que pegar a linha B de metrô até a estação Piramide e depois pegar o trem local Roma Lido até Ostia Antica. Ao chegar na estação, siga as pessoas e em uns 10 minutos você já chegará às ruínas.

O preço da passagem do trem regional é o de uma passagem simples. Como você terá que fazer vários trajetos, seria interessante comprar um abono diário neste dia.

Horário

De terça a domingo: a partir das 8:30, e o horário de saída varia entre 16:30 e 19:15 horas (dependendo da época).

Preço

Adultos: 8 €.
Cidadãos da UE entre 18 e24 anos: 4€.
Cidadão da UE menores de 18 e maiores de 65 anos: entrada gratuita.