Basílica de São Paulo Extramuros

Basílica de São Paulo Extramuros

Erigida no século IV d.C., a Basílica de São Paulo Extramuros (Basilica di San Paolo fuori le Mura) é uma das quatro basílicas maiores de Roma. É o lugar de sepultura do apóstolo São Paulo. 

A construção da basílica

Depois da execução do apóstolo São Paulo no século I d.C., seus seguidores levantaram um santuário sobre sua tumba. No ano 304 se consagrou uma pequena igreja no mesmo lugar, que foi demolida no ano 386 para a construção de uma basílica maior, que seria finalizada em 395.

Entre os anos 1220 e 1241 foi construído um belo claustro que ainda conserva, praticamente o único sobrevivente do grande incêndio de 1823.

Depois do incêndio, o mundo inteiro se voltou à restauração da igreja, que posteriormente seria declarada patrimônio nacional.

No interior

O interior da Basílica de São Paulo é grandioso, com enormes colunas de alabastro e preciosos mosaicos dourados. Infelizmente, devido ao incêndio ocorrido em 1823, são poucas as partes da basílica medieval que se conservam intactas, mas ainda podemos contemplar alguns mosaicos do século XIII, um grande candelabro do século XII, ou o baldaquino de mármore de 1285 sob o qual está a sepultura de São Paulo.

Na parte superior das paredes estão as fotos dos diferentes papas que se sucederam ao longo da história, enquanto uma luz dourada ilumina o papa atual.

Provavelmente a parte mais chamativa da igreja seja o grandioso átrio dotado de 150 colunas, do qual podemos contemplar o exterior da igreja coberto por um enorme mosaico dourado realizado entre 1854 e 1874, que reflete os raios de sol. O centro do grande pátio ajardinado é dominado por uma colossal estátua de São Paulo.

Um dos maiores tesouros que abriga a igreja é o claustro construído entre 1208 e 1265, sobrevivente do grande incêndio e que apresenta um perfeito estado de conservação.

Um pouco afastada, mas vale a pena 

Embora não esteja situada no centro da cidade, se você tiver tempo suficiente recomendamos que vá até essa basílica para contemplar seus impressionantes mosaicos. A Basílica de São Paulo Extramuros é uma das igrejas mais chamativas de Roma.

Horário

Todos os dias, das 6:45 às 18:30 horas.

Transporte

Metrô: Basilica San Paolo, linha B.
Ônibus: linhas 23 e 271.

Lugares próximos

Termas de Caracalla (2.7 km)
Circo Máximo de Roma (3.1 km)
Trastevere (3.2 km)
Boca da Verdade (3.3 km)
Santa Maria in Cosmedin (3.3 km)