Villa Giulia - Museu Etrusco

Villa Giulia - Museu Etrusco

Criado em 1899, o Museu Etrusco de Villa Giulia abriga obras da antiguidade pré-romana italiana, especialmente as pertencentes ao mundo etrusco. 

O edifício

Construído para o Papa Júlio III entre 1550 e 1555, a Villa Giulia é um magnífico palacete renascentista edificado onde antes eram  os arredores da cidade. O museu se destaca por suas extensas coleções artísticas, mas principalmente graças à beleza do edifício e seus belos jardins. 

Exposições

As obras do museu estão distribuídas ao longo de dois andares, organizadas segundo sua época e lugar de procedência. As coleções incluem elementos de cerâmica, urnas funerárias, trabalhos de ourivesaria, peças de bronze e esculturas.

Entre os objetos mais valiosos do museu estão um sarcófago do ano 520 a.C., algumas figuras terracota como o Apolo de Veio e a imagem de Hércules e Apolo disputando a cerva, ambas do ano 510 a.C. No museu também se expõe uma grande coleção de objetos preciosos desde a Antiguidade até o século XIX. 

Totalmente recomendado

A visita à Villa Giulia é muito interessante, não só porque os objetos expostos são muito curiosos e variados, mas também porque é muito agradável passear pelo palacete e seus jardins. 

Horário

De segunda a sábado, das 9:00 às 14:00 horas.

Preço

Adultos: 6€.
Estudantes: 3€.

Transporte

Bonde: Museo Etrusco Villa Giulia, linha 19.
Ônibus: linhas 52, 88, 95, 490, 495 e 926.