O que ver em Roma
Conheça as praças, as fontes, os monumentos e as atrações mais importantes que ver em Roma. Toda a cidade de Roma é um museu ao ar livre e essas são suas obras-primas.
Milênios de história, uma das culinárias mais amadas do mundo e muito mais. Roma é um dos destinos turísticos mais populares do planeta. Com tantos planos para ver e fazer em Roma, uma das partes mais difíceis ao visitar a Cidade Eterna pode ser planejar o itinerário perfeito. Continue lendo para descobrir os imprescindíveis da capital italiana.
Visite o Coliseu
Um símbolo eterno da grandeza da Roma Antiga, o Coliseu é talvez um dos marcos mais conhecidos do planeta. Esse impressionante anfiteatro fica no coração da cidade e chegou a acomodar até 80.000 espectadores. Em seu período de apogeu, as grandes multidões assistiam a tudo o que acontecia no local, desde lutas épicas de gladiadores até execuções públicas.
O Coliseu é uma das paradas obrigatórias em Roma. Com a Civitatis, há muitas maneiras diferentes de visitar esse símbolo do Império Romano. Você pode visitar o Coliseu por conta própria, mas, para ter a experiência completa e obter uma visão mais profunda da história do monumento, recomendamos fazer uma visita guiada ao Coliseu.
Se preferir uma experiência ainda mais interativa e se sentir como um guerreiro romano, reserve essa visita guiada + arena do gladiador e conhecer o caminho percorrido por esses lutadores na Roma Antiga.
Admire os Museus Vaticanos e a Capela Sistina
Nenhuma viagem a Roma será completa sem uma visita ao Vaticano. Essa cidade-estado, coração do catolicismo, é também lar de uma das mais extensas coleções de arte do mundo, os Museus do Vaticano. Esses locais abrigam inúmeras obras-primas do período renascentista, incluindo trabalhos de Rafael, Caravaggio e Leonardo da Vinci.
A Capela Sistina é um dos maiores destaques dos Museus do Vaticano. Ela é famosa por seu impressionante afresco no teto e pela pintura do Juízo Final, ambos pintados pelo lendário Michelangelo.
Conheça esses impressionantes locais fazendo uma visita guiada pela Cidade do Vaticano. Para uma opção ainda mais completa, reserve este tour com primeiro acesso à Capela Sistina, Museus Vaticanos e Basílica de São Pedro, a maior basílica do mundo.
Visite o Panteão de Agripa
Construído há quase 2.000 anos, o Panteão de Agripa é uma das estruturas antigas mais bem preservadas de Roma. Originalmente, o local foi construído como um templo dedicado aos deuses romanos e, mais tarde, foi convertido em uma igreja cristã.
Mesmo tão antigo, o Panteão de Agripa ainda é considerado uma obra-prima arquitetônica. Um de seus elementos mais surpreendentes é sua cúpula, que ainda ostenta o título ser a maior abóboda de concreto sem suporte do mundo.
Reserve uma visita guiada ao Panteão para explorar essa estrutura icônica, incluindo o túmulo do lendário pintor Rafael, acompanhado por um guia especializado, que lhe dará informações valiosas sobre sua rica história.
Faça um desejo na Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é a maior e mais impressionante fonte de Roma, e um de seus pontos turísticos mais conhecidos. Foi construída no século XVIII em mármore travertino e representa o Netuno, o deus do mar montando uma carruagem em forma de concha puxada por cavalos-marinhos. Ao seu lado estão estátuas representando a Abundância e a Saúde.
Além de ser uma das visitas mais imprescindíveis para fazer em Roma, a fonte tem também uma rica história, que data muito antes de sua própria construção. Além disso, há uma grande tradição de jogar moedas na Fontana de Trevi. Segundo o mito, você deve ficar de costas para a fonte e jogar moedas sobre o ombro direito com a mão direita. Jogue uma moeda para garantir o seu retorno a Roma, duas moedas para encontrar um novo amor e três moedas para casais que desejam um matrimônio feliz.
Se você quer visitar a Fontana de Trevi, recomendamos que vá no início do manhã ou no final da noite, os horários de menor fluxo, para conseguir tirar a melhor foto desse ícone romano. Se quiser conhecer mais sobre a história da Fontana di Trevi, faça um free tour por Roma, no qual você conhecerá também outros pontos turísticos da cidade.
Ande pela famosa escadaria da Piazza di Spagna
A Piazza di Spagna, ou Praça da Espanha, deve seu nome à Embaixada espanhola, localizada na praça desde o século XVII. A área ao redor da praça era um ponto de encontro para artistas, escritores e visitantes internacionais durante o Grand Tour, uma viagem educativa pela Europa que era popular entre jovens aristocratas nos séculos XVII e XVIII.
Sua escadaria é um dos seus maiores destaque. Inaugurada em 1725, os 135 degraus conectam a Piazza di Spagna à igreja de Trinità dei Monti no topo. A escadaria é especialmente bela na primavera, quando é enfeitada com flores coloridas.
Essa parte da cidade está sempre cheia de turistas e moradores locais. Nas ruas que circundam os degraus, você encontrará uma incrível seleção de ótimos restaurantes e lojas de grife que valem a pena conferir, seja para comprar ou simplesmente admirar suas vitrines.
Conheça o Fórum Romano
O Fórum Romano era o centro político, religioso e social da Roma Antiga, onde aconteciam as grandes procissões, os discursos públicos, os negócios comerciais, além de outros eventos importantes. Sua origem remonta ao século VII a.C. e ao longo dos séculos continuou a crescer, atingindo seu apogeu no período da República e do Império Romano.
As escavações desse extenso sítio arqueológico começaram no século XVIII e hoje é uma das visitas imprescindíveis para fazer em Roma. Você verá monumentos como o Templo de Saturno, a Basílica Júlia, o Arco de Tito e o Templo de Vesta.
Se quiser visitar esse local acompanhado de um guia especializado para mergulhar na história, reserve essa visita guiada pelo Coliseu, Fórum Romano e Palatino, na qual você terá uma melhor percepção de como era a vida no auge do Império Romano e aprenderá tudo sobre esses monumentos.
Faça um cruzeiro pelo rio Tibre
Fazer um cruzeiro pelo rio Tibre é uma das melhores maneiras de descobrir a Cidade Eterna. Segundo a lenda, o fundo desse rio é o local onde os lendários fundadores da cidade, Rômulo e Remo, foram abandonados.
O Tibre é um dos rios mais importantes da Itália e teve um papel crucial no desenvolvimento de Roma. Hoje, o rio continua sendo um marco significativo na paisagem da cidade e do país, e sua presença continua a influenciar a vida da cidade, um testemunho da herança histórica e cultural da região.
Ao fazer um cruzeiro pelo rio Tibre, você pode aprender tudo sobre a história da origem da cidade e também ver atrativos como o Castelo Sant'Angelo, a Piazza del Popolo e o Mausoléu de Augusto ao longo do caminho.
Para uma experiência mais luxuosa, reserve este cruzeiro pelo rio Tibre com aperitivo, durante o qual você poderá saborear algumas comidas italianas autênticas, incluindo pizza ao longo do caminho. Imperdível!
Aprenda a fazer uma autêntica pizza italiana
Falando em pizza... se você gosta de gastronomia, recomendamos fazer uma ou duas aulas de culinária enquanto estiver no berço da cozinha italiana. Nesta aula de pizza italiana em Roma, você aprenderá com um pizzaiolo profissional tudo sobre os ingredientes de alta qualidade e as técnicas necessárias para a construção desse prato tão amado.
Prefere massas? Então, opte pela aula de massa italiana e tiramisu, no qual você aprenderá a fazer sua própria massa e molho frescos, além da irresistível sobremesa feita com café, o tiramisu. Mas, se você está de férias e quer simplesmente se deliciar com as inúmeras delícias que a culinária italiana tem a oferecer, faça o tour gastronômico pelo bairro do Trastevere e explore uma das melhores áreas de Roma para comer e beber.
Mergulhe no mundo subterrâneo de Roma
Um dos atrativos mais fascinantes para fazer em Roma fica, de fato, embaixo da cidade. As antigas catacumbas de Roma são túneis subterrâneos que serviram como local de sepultamento para cristãos e judeus durante aproximadamente os séculos II a V d.C.
Essas passagens se estendem por quilômetros sob as ruas movimentadas da cidade. Neste tour pelos túneis da Via Appia e Caffarella, você pode conhecer essas passagens antigas e, acompanhado por um guia especializado, entender sobre a vida, as crenças e as práticas de sepultamento dos romanos.
Faça uma degustação de vinhos
Para os amantes do vinho, o paraíso! A Itália é o maior país produtor de vinhos e lar de alguns dos melhores rótulos do mundo. A capital italiana pertence à região de Lácio, uma das mais importantes áreas produtoras de vinho do país. Por isso, um dos melhores planos para fazer em Roma é uma degustação de vinhos italianos.
Reservando este tour de vinhos por Roma, você pode degustar taças de vinhos finos tintos, rosés, brancos e espumantes de toda a Itália, acompanhado por um sommelier especializado que lhe explicará todos os detalhes de cada bebida. Além disso, a degustação de vinho é harmonizada com deliciosos petiscos italianos, incluindo embutidos e queijos de todo o país.
Embora essas sejam as principais atividades para fazer na Cidade Eterna, há muito mais para fazer em Roma. Para ter mais inspirações para o seu itinerário na capital italiana, continue navegando por este guia de viagem de Roma.