Castelo de Sant'Angelo

Castelo de Sant'Angelo

Conhecido como Mausoléu de Adriano, o Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza situada na margem direita do rio Tibre, próximo à Cidade do Vaticano.

Um pouco de história

A construção do edifício começou no ano 135 sob as ordens do imperador Adriano, que pretendia utilizá-lo como mausoléu para ele e sua família. A construção terminou em 139, tornando-se, pouco tempo depois, um edifício militar que em 403 se integraria à Muralha Aureliana.

No ano 590, enquanto uma grande epidemia de peste devastava a cidade, o Papa Gregório I teve uma visão do Arcanjo São Miguel no topo do castelo, anunciando o fim da epidemia. Como lembrança da aparição, o edifício foi coroado pela estátua de um anjo.

Em 1277 foi construído um corredor fortificado de 800 metros de longitude que conectava o castelo com a Cidade do Vaticano para que o Papa pudesse escapar caso estivesse em perigo. Durante os assédios ocorridos em Roma durante 1527, o Papa Clemente VII utilizou a fortaleza como refúgio. 

O castelo atualmente

O Castelo de Sant’Angelo está dividido em cinco andares aos quais se pode ter acesso através de uma rampa em espiral que leva primeiramente à câmara das cinzas e posteriormente às celas onde permaneceram presos alguns personagens históricos.

Avançando para a parte superior do castelo é possível visitar diferentes estâncias que funcionaram como residência Papal, decoradas com frescos da época renascentista e perfeitamente conservados, além das extensas coleções de armas.

No andar superior há um grande terraço de onde é possível tirar belas fotografias da cidade. 

Se tiver tempo suficiente

Além da vista panorâmica e de algumas salas esplendidamente decoradas, a visita ao Castelo Sant’Angelo não vale muito a pena. Você encontrará salas mais espetaculares em quase qualquer um dos museus de Roma.

Horário

De terça a domingo, das 9:00 às 19:30 horas.

Preço

Adultos: 10€.
Cidadãos da UE entre 18 e 24 anos: 5€.

Transporte

Ônibus: linhas 23, 34, 49, 64, 87, 280, 492, 926 e 990.

Lugares próximos

Palácio Altemps (579 m)
Praça Navona (711 m)
Praça de São Pedro (766 m)
Museu de Roma (795 m)
Ara Pacis (828 m)