Coluna de Trajano
Encomendada pelo imperador Trajano no ano 114 para homenagear a si mesmo, a Coluna de Trajano é um dos monumentos mais importantes do coração de Roma.
A Coluna de Trajano de perto
A Coluna de Trajano tem quase 40 metros de altura e seus baixos-relevos em espiral narram em detalhes o inesquecível capítulo da história em que o império romano derrotou os dácios como se fosse um livro aberto.
Originalmente, as mais de 2.500 figuras da Coluna de Trajano foram decoradas com cores brilhantes que lhe deram uma aparência ainda mais magnífica. Como não poderia deixar de ser, mais de 50 das figuras retratavam Trajano, o arquiteto da vitória do povo romano sobre os dácios.
Os relevos eram especialmente úteis para aqueles que não sabiam ler, aproximando o capítulo vitorioso da batalha do povo para mostrar o poder de Roma nas mãos de Trajano.
Na época de sua construção, a coluna estava localizada dentro do Mercado de Trajano, mas, ao longo dos séculos, o imponente mercado caiu em abandono e grande parte das instalações fori perdida, algo que deixaria a majestosa coluna fora do complexo.
Ignorando a passagem de seus quase 2.000 anos, a Coluna de Trajano permanece firme e em perfeitas condições para continuar fazendo parte da eternidade de Roma, enquanto continua contando suas histórias aos visitantes que vão conhecê-la.