Circo Máximo de Roma

O Circo Máximo, situado entre os montes Aventino e Palatino, era o maior de Roma. Trata-se de um recinto com espaço para 300.000 espectadores.

Os circos romanos eram as instalações lúdicas mais importantes das cidades romanas, além dos teatros e anfiteatros. Eram recintos alongados onde acontecem jogos públicos, corridas de carros e diferentes espetáculos. 

O Circo Máximo de Roma (Circo Massimo), localizado entre os montes Aventino e Palatino, era um recinto alongado com espaço para 300.000 espectadores. A pista de areia, com 600 metros de comprimento e 225 de largura, fazia do Circo Máximo o maior de Roma, diante do Circo Flamínio e do Circo de Maxêncio.

Celebrações no Circo Máximo

No Circo Máximo aconteciam diferentes competições, entre as quais se destacavam as corridas de carros, nas quais os participantes tentavam dar sete voltas ao Circo. Os competidores, montados em pequenos carros puxados por cavalos, corriam não só por prestígio ou grandes prêmios, já que muitos deles eram escravos lutando por sua liberdade.

Durante os jogos públicos também aconteciam exibições equestres, conhecidas como “Ludus Troianus”, uma simulação de batalhas feita por jovens aristocratas romanos, ou então as corridas a pé, que duravam várias horas. Todas as competições tinham como estímulo as importantes apostas feitas. 

É necessária muita imaginação

Atualmente há apenas restos do que foi o Circo Máximo e se pode ver apenas a enorme esplanada que mantém a forma que o recinto teve em sua época, o que costuma provocar decepção nos turistas que o visitam tentando encontrar ao menos ruínas do recinto. 

Transporte

Metrô: Circo Massimo, linha B.

Lugares próximos

Palatino (277 m)
Boca da Verdade (393 m)
Santa Maria in Cosmedin (397 m)
Forum Boário (497 m)
Arco de Constantino (610 m)