Panteão de Agripa

O Panteão de Roma é a obra arquitetônica mais bem conservada da Roma antiga e uma das obras-primas da arquitetura da capital italiana. 

O Panteão de Agripa, também conhecido como Panteão de Roma, é uma das obras-primas da arquitetura da capital italiana. É o edifício melhor conservador da Roma antiga. 

A construção do Panteão atual aconteceu nos tempos de Adriano, no ano 126 d.C. O nome de Agripa foi dado porque no lugar onde está construído o edifício atual estava anteriormente ocupado pelo Panteão de Agripa, construído no ano 27 a.C., que ficou destruíudo devido a um incêndio no ano 80 d.C.

No início do século VII foi doado ao Papa Bonifácio IV e esse o transformou em uma igreja, por isso atualmente apresenta um perfeito estado de conservação.

Arquitetura

O que mais surpreende da arquitetura do Panteão são as medidas: o edifício circular tem exatamente o mesmo diâmetro que a altura: 43,30 metros. A cúpula, com o mesmo diâmetro, é maior que a da Basílica de São Pedro. No centro da cúpula se abre um óculo de 8,92 metros de diâmetro, que permite que a luz natural ilumine todo o edifício.

A fachada retangular, que oculta a enorme cúpula, está composta por 16 colunas de granito de 14 metros de altura, sobre as quais se pode ver a inscrição “M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIVM.FECIT”, que significa “Marco Agrippa, filho de Lúcio, cônsul pela terceira vez, o fez”. 

O interior

No interior do Panteão estão as tumbas de diversos reis da Itália e diversas obras de arte. O personagem mais conhecido que está enterrado no Panteão é, sem dúvida, o pintor e arquiteto renascentista Rafael. 

Uma zona agradável

Os arredores do Panteão costumam estar repletos de gente a qualquer hora, tanto fotografando o imponente edifício, como jantando em algum dos terraços da Piazza de la Rotonda enquanto curtem um espetáculo oferecido por um dos diversos artistas de rua. 

Horário

De segunda a sábado: das 8:30 às 19:30 horas.
Domingos: das 9:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Barberini, linha A (laranja).

Lugares próximos

Praça Navona (310 m)
Museu de Roma (339 m)
Área Sacra (346 m)
Igreja de Gesù (352 m)
Piazza Colonna (372 m)