Durante o dia de hoje, 1% (do valor) das suas reservas será doado contra o câncer de mama
Piazza Campidoglio

Piazza Campidoglio

A Piazza del Campidoglio ou Praça do Capitólio está localizada no cume da Colina Capitolina e é a primeira praça moderna criada em Roma.

Depois da visita a Roma do imperador Carlos I em 1536, o Papa Paulo III Farnese ficou envergonhado pelo aspecto da colina e encarregou a Michelangelo o design da nova praça: a Praça do Campidoglio ou Praça do Capitólio.

O novo design da praça

Michelangelo criou a praça orientada para a Basílica de São Pedro, que era o centro político da cidade naquela época. Também foi sugerida a construção de outro palácio (Palácio Novo) e redesenhou o Palácio dos Conservadores, dotando ambos de uma grande harmonia com o Palazzo Senatorio.

No centro da praça se instalou uma imponente estátua equestre de Marco Aurélio feita em bronze e que atualmente está guardada no Palácio dos Conservadores. A que está na praça hoje em dia é uma fiel reprodução.

Como as obras avançaram lentamente, Michelangelo não viveu para ver sua obra finalizada, embora a construção tenha seguido fielmente os seus planos. 

A praça atualmente

A Piazza del Campidoglio é um dos principais focos turísticos da cidade, não só pela localização cêntrica ou porque nela estão os Museus Capitolinos, mas porque na esquina entre o Palazzo Senatorio e o Palazzo Nuvo está a escultura da Loba Capitolina que faz parte da Lenda de Rômulo e Remo.

Há que lembrar que a loba que está sobre a coluna é só uma cópia, já que a original está guardada nos Museus Capitolinos