Santa Maria in Cosmedin

Santa Maria in Cosmedin

A Igreja de Santa Maria in Cosmedin é uma igreja medieval muito conhecida por abrigar em seu pórtico a Boca da Verdade. A igreja foi construída no século VI sobre os restos do Templo de Hércules no Fórum Boarium

Dados interessantes

A igreja recebeu esse nome do adjetivo grego kosmidion (belo), graças à sua abundante decoração. Apesar de que atualmente a igreja praticamente careça de adornos, ainda conserva alguns elementos decorativos, como os mosaicos do chão, o trono do bispo, o coro e o baldaquino.

Um dos principais tesouros que se conservam na igreja é o relicário de cristal que guarda o crâneo de São Valentim, padroeiro dos enamorados.

A fachada, restaurada com um aspecto medieval, tem um pórtico de sete arcos no qual os turistas se apertam para introduzir a mão na mítica Boca da Verdade.

Junto ao vestíbulo há um belo campanário românico que foi incluído ao templo no século XII.

Cripta

Sob o altar está a cripta que foi construída no século VIII para guardar as relíquias que o papa Adriano I havia extraído das catacumbas.

A cripta possui a forma de uma pequena basílica na qual estão vários nichos com estantes de mármore onde são exibidas as relíquias dos peregrinos. 

Visita obrigatória

Tanto se você gosta das igrejas quanto se não gosta, Santa Maria In Cosmedin deve estar no seu itinerário na hora de conhecer Roma, já que nesse lugar está a conhecidíssima Boca da Verdade. 

Horário

Todos os dias, das 9:30 às 17:00 ou 18:00 horas (varia em função da época).

Transporte

Ônibus: linhas 23, 44, 81, 95, 160, 280, 628, 715 e 716.

Lugares próximos

Boca da Verdade (10 m)
Forum Boário (109 m)
Circo Máximo de Roma (397 m)
Palatino (492 m)
Fórum Romano (577 m)