Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro em Roma é o edifício religioso mais importante do catolicismo. Nela, o Papa celebra as liturgias mais importantes e seu interior abriga a Santa Sede.

A Basílica de São Pedro abriga em seu interior a Santa Sede, sendo o templo religioso mais importante do catolicismo e a igreja onde o papa realiza as liturgias mais importantes.

A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626, sendo consagrada em 18 de novembro desse mesmo ano. Em sua construção participaram diversos arquitetos, entre os quais poderíamos destacar Bramante, Michelangelo ou Carlo Maderno.

O nome da basílica se deve ao primeiro Papa da história, São Pedro, cujo corpo está enterrado na basílica.

Interior da basílica

A Basílica de São Pedro tem uma capacidade para 200.000 pessoas. Mede 190 metros de comprimento e a nave central tem 46 metros de altura. A cúpula alcança uma altura de 136 metros.

Entre as obras de arte que podem ser encontradas em seu interior se destacam o Baldaquino de Bernini, La Pietà de Michelangelo e a estátua de São Pedro em seu trono. Essa última tem o pé direito desgastado pelos beijos dos fiéis.

A cúpula

Uma das coisas que mais chamam a atenção da basílica é sua incrível cúpula. Foi iniciada por Michelangelo, Giacomo Della Porta continuou o trabalho e Carlo Maderno o finalizou em 1614.

A Cúpula da Basílica de São Pedro serviu de inspiração para outros projetos posteriores, como a St. Paul’s Cathedral de Londres e o Capitólio de Washington.

Visitando a Basílica de São Pedro

Sem dúvida, entrar na Basílica é uma das experiências inesquecíveis de Roma. Você não pode perder a subida à cúpula, de onde você poderá admirar a Praça de São Pedro e, se o dia estiver aberto, grande parte de Roma.

A subida não é apta para todos os públicos, já que o último trecho é feito por meio de uma empinada e estreita escada caracol que pode ser bastante incômoda. 

Horário

De outubro a março: das 07:00 às 18:30 horas.
De abril a setembro: das 07:00 às 19:00 horas.
A cúpula abre uma hora depois e fecha uma hora antes.

Preço

A entrada à basílica é gratuita.
Subida à cúpula:
Elevador até o terraço e 320 degraus a pé: 8€.
Subida a pé (551 degraus): 6€.

Transporte

Metrô: Ottaviano, linha A (vermelha).

Lugares próximos

Capela Sistina (95 m)
O Vaticano (201 m)
Praça de São Pedro (205 m)
Museus Vaticanos (521 m)
Castelo de Sant'Angelo (970 m)