Ônibus em Roma

Roma conta com mais de 350 linhas de ônibus. Conheça as principais linhas de ônibus em Roma, suas frequências, horários e alguns conselhos.

Devido às limitações do metrô de Roma, se você quiser se locomover usando o transporte público será necessário andar de ônibus. Não é o meio de transporte mais confortável nem pontual, mas para chegar a alguns pontos turísticos o ônibus é essencial. 

Roma conta com 338 linhas de ônibus diurnas, 22 noturnas e 8260 pontos. Embora as cifras falem por si só sobre o tamanho da empresa, se medíssemos os atrasos e as filas intermináveis elas também dariam o que falar.

Atualmente a frota de ônibus de Roma está sendo renovada, com a introdução de veículos elétricos. 

Tipos de linhas

Em Roma circulam vários tipos de linhas e essas são as mais populares: 

  • Urbanas (U): São a grande maioria. Começam a funcionar entre as 5:00 e as 6:00 e terminam à meia-noite. 
  • Noturnas (N): Operam no intervalo em que “descansam” as urbanas, ou seja, entre as 0:00 e as 5:00-6:00 horas. 
  • Express (X): Realizam trajetos longos com poucas paradas. 
  • Exatas (E): Conectam o centro com os bairros periféricos. Os horários de saída são fixos. 

Como entender as paradas?

As linhas de ônibus de Roma são as mais complexas da Europa? Possivelmente. Por sorte, em cada ponto você encontrará informações sobre as linhas que param ali. 

A informação sobre cada linha inclui seu itinerário, os dias em que circula e o horário do primeiro e último ônibus. Embora pareça simples, quando você estiver lá e esperar meia hora e não passar nenhum ônibus, você vai entender do que estamos falando. 

Por sorte, muitos pontos estão se modernizando com telas que indicam o tempo que falta para a chegada do próximo ônibus.

Onde comprar as passagens? 

As passagens podem ser adquiridas nas estações de metrô, bancas de jornal e tabacarias. Se você planeja usar o ônibus com frequência recomendamos comprar várias passagens de forma antecipada ou então um abono

Lembre-se de validar a passagem 

Embora pareça que todo mundo entra sem pagar no ônibus, a verdade é que ninguém valida a passagem porque as pessoas costumam ter o abono mensal. Lembre-se de que você pode entrar por qualquer porta, mas não esqueça de introduzir a passagem nas máquinas.

Mapa de linhas e calculador de trajeto 

Se você quer conhecer as linhas de ônibus de Roma ou calcular trajetos, pode fazê-lo no site oficial

Tarifas

Você pode ver aqui todos os tipos de passagens e descontos aqui: Passagens e descontos de transporte em Roma