Fórum Romano

O Fórum Romano representava o centro nevrálgico da antiga Roma. No Fórum se desenvolvia a vida pública, cultural e econômica da época republicana e o Império.

O Fórum Romano era a região onde acontecia a vida pública e religiosa na antiga Roma. O Fórum é, junto com o Coliseu, a maior mostra da grandeza do Império Romano que se pode ver na atualidade.

Ao finalizar o Império, o Fórum Romano ficou no esquecimento e pouco a pouco foi enterrado. Embora no século XVI já se conhecia a existência e a localização do Fórum, foi só no século XX quando foram feitas as excavações.

Como curiosidade, a área onde está o Fórum foi no início uma zona pantanosa. No século VI a.C., a área foi drenada com a Cloaca Máxima, um dos primeiros sistemas de esgoto do mundo.

Pontos interessantes

Além do grande número de templos que há no fórum (Saturno, Vênus, Rômulo, Vesta, etc.), vale a pena ficar atento aos seguintes pontos turísticos: 

  • Via Sacra: Era a principal rua da antiga Roma e conectava a Piazza de Campidoglio com o Coliseu
  • Arco de Tito: É um arco do triunfo que comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém. Foi construído depois da morte do imperador Tito. 
  • Arco de Severo Sétimo: Arco erigido no ano 203 d.C. para comemorar o terceiro aniversário de Severo Sétimo como imperador. 
  • Templo de Antonino e Faustina: Construído no século II, o templo de Antonino e Faustina se destaca por ser o templo mais bem conservado do Fórum Romano.
  • Basílica de Magêncio e Constantino: Embora esteja derrubada em sua maior parte, seu tamanho dá razões para pensar que foi um dos edifícios mais importantes do Fórum Romano.
  • A Cúria: Neste edifício se reunia o Senado para tomar decisões administrativas e sobre o Governo de Roma. 
  • Coluna de Focas: Erigido em 608 d.C. em homenagem ao imperador bizantino, essa coluna de mais de 13 metros de altura é uma das poucas que permaneceu de pé depois que foi erigida. 

Uma visita imprescindível

Visitar Roma e não caminhar pelo Fórum é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Percorra a Via Sacra, fechar os olhos e imaginar como era há mais de 20 séculos, quando Júlio César caminhava sobre ela.

O Fórum Romano é um dos lugares mais bonitos e interessantes da cidade, por isso é fácil passar várias horas passeando entre seus templos sem se entediar.

Horário

Todo os dias das 8:30 até uma hora antes do pôr do sol.
Fechado 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Preço

Entrada combinada para o Coliseu, o Fórum e o Palatino:
Adultos: 12€.
Cidadão da União Europeia entre 18 e 24 anos: 7,50€.
Menores de 17 e maiores de 65 anos são pertencentes à União Europeia: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Colosseo, linha B (azul).