Praça Navona

Praça Navona

Dotada de um estilo barroco muito elegante, a Praça Navona é uma das praças mais bonitas e populares de Roma. 

A Praça Navona ocupa o lugar onde se situava o estádio de Domiciano (Circo Agonal) no ano 86, com espaço para mais de 30.000 espectadores, onde os cidadãos romanos assistiam aos jogos atléticos gregos.

As fontes da Praça Navona

Sem dúvida, a maior atração da Piazza Navona são as três fontes construídas sob o mandato de Gregorio XIII Boncompagni: 

Fontana dei Quattro Fiumi

No centro da Praça Navona está a “Fonte dos Quatros Rios”, construída por Bernini em 1651. As quatro estátuas da fonte representam os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata. No centro está instalado o obelisco de 16 metros de altura que pertenceu ao Circo de Maxêncio, que foi encontrado na Via Apia.

Fontana del Moro

Criada por Giacomo della Porta e aperfeiçoada por Bernini, que posteriormente incluiu os golfinhos, a Fonte do Mouro foi conhecida no início como “Fonte do Caracol”. Esta fonte está localizada na área sul da praça. 

Fontana del Nettuno

Assim como a Fonte do Mouro, a Fonte de Netuno foi criada por Giacomo della Porta, mas permaneceu no abandono desde a sua criação até 1873, quando a obra foi finalizada por Zappalà e Della Bitta. 

Curiosidades

Até meados do século XIX, o desague das três fontes era fechado todos os verões e a parte central da praça era inundada para se transformar no “Lago da Pizza Navona”. 

Uma região agradável

A praça está rodeada de restaurantes e durante o dia o clima é muito interessante. Trata-se de uma zona muito animada onde é possível curtir as atuações de diferentes artistas de rua, como mágicos e dançarinos, praticamente a qualquer hora do dia.

Os edifícios mais importantes que estão na praça são o Palazzo Pamphilli e a Igreja de Santa Agnes. 

Transporte

Metrô mais próximo: Barberini, linha A (laranja).

Lugares próximos

Museu de Roma (140 m)
Palácio Altemps (246 m)
Panteão de Agripa (310 m)
Campo dei Fiori (366 m)
Área Sacra (496 m)