
Piazza Navona
Dotada de um estilo barroco muito elegante, a Piazza Navona é uma das praças mais bonitas e populares de Roma.
História da Piazza Navona
A Piazza Navona ocupa o lugar onde se situava o estádio de Domiciano (Circo Agonal) no ano 86, com espaço para mais de 30.000 espectadores, onde os cidadãos romanos assistiam atletismo, batalhas e espetáculos.
Com o tempo, o espaço perdeu sua função esportiva, mas manteve-se como ponto de encontro e convívio social. Hoje, é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de fontes barrocas, palácios, lojas, restaurantes e bares.
O que significa Navona?
O nome, também está ligado à história da praça. Navona vem da palavra latina in agone, que significa “em competição”. Esse termo fazia referência às competições atléticas realizadas no Estádio de Domiciano. Com o tempo, a expressão evoluiu para Navona, nome que a praça preserva até hoje, mantendo viva a memória da sua origem ligada aos jogos esportivos.
O que ver na Piazza Navona?
A Piazza Navona é cercada por restaurantes e cafés, oferecendo um clima animado durante todo o dia. É uma das áreas mais animadas da cidade, onde você pode assistir apresentações de artistas de rua, incluindo mágicos e dançarinos, praticamente a qualquer hora.
Entre os edifícios históricos da praça, destacam-se o Palazzo Pamphili e a Igreja de Sant’Agnese in Agone.
No entanto, quando o assunto é o que fazer em Roma, não há como deixar de visitar as três fontes barrocas da Piazza Navona, construídas durante o mandato do Papa Gregório XIII Boncompagni:
Fontana dei Quattro Fiumi
No centro da Piazza Navona está a “Fonte dos Quatro Rios”, criada por Bernini em 1651. Suas estátuas representam os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata. No meio da fonte, ergue-se um obelisco de 16 metros que pertenceu ao Circo de Maxêncio e que foi encontrado na Via Apia.
Fontana del Moro
Localizada na parte sul da praça, a "Fonte do Mouro" foi projetada por Giacomo della Porta. Mais tarde, Bernini acrescentou golfinhos à obra. No início, era chamada de “Fonte do Caracol”.
Fontana del Nettuno
A "Fonte de Netuno" também foi criada por Giacomo della Porta. Ficou inacabada por séculos e só foi concluída em 1873 por Zappalà e Della Bitta. Hoje, completa o conjunto de fontes barrocas da Piazza Navona.
Curiosidades da Piazza Navona
- Até meados do século XIX, o deságue das três fontes era fechado todos os verões e a parte central da praça era inundada para se transformar no “Lago da Piazza Navona”.
- Sua forma oval ainda remete ao antigo estádio, preservando a essência histórica do local.
- Já foi destaque em filmes famosos, como Anjos e Demônios, atraindo fãs do mundo inteiro.
- Abriga a embaixada brasileira em Roma.




Transporte
Metrô: Barberini, linha A (laranja).
Lugares próximos
Museu de Roma (140 m) Palácio Altemps (246 m) Panteão de Agripa (310 m) Campo dei Fiori (366 m) Área Sacra (496 m)