Museus Capitolinos

Museus Capitolinos

Os Museus Capitolinos estão situados em dois palácios da Piazza del Campidoglio e formam o principal museu municipal de Roma.

A criação dos Museus Capitolinos começou com a doação de uma coleção de bronzes do Papa Sisto IV em 1471, o que o converte em um dos museus mais antigos do mundo.

O Museu é composto por dois imponentes edifícios situados na Piazza del Campidoglio: o Palácio dos Conservadores (Palazzo dei Conservatori) e o Palácio Novo (Palazzo Nuovo), dois edifícios unidos através da Galeria Lapidaria, uma passagem subterrânea que atravessa a Praça Campidoglio sem a necessidade de sair dos museus

Palácio dos Conservadores

Aberto ao público em 1734, quase um século depois da encomenda do Papa Clemente XII, o Palácio dos Conservadores contém uma completa pinacoteca que inclui famosas pinturas de autores como Caravaggio, Tiziano, Rubens e Tintoretto, além de uma grande coleção de bustos de personagens ilustres.

Uma das principais atrações dessa parte do museu é a figura original da Loba Capitolina, embora também possam ser encontradas outras obras de grande valor, como o Ritratto di Carlo I d’Angiò de Arnolfo di Cambio, de 1277, o primeiro retrato esculpido de um personagem vivo.

Uma das salas mais chamativas do palácio é uma sala coberta por vidro onde é exposta a estátua equestre de Marco Aurélio (o original da que se expõe na Piazza del Campidoglio), além dos fragmentos que se conservam de algumas estátuas colossais.

Palácio Nuovo

O Palácio Nuovo é dedicado principalmente à exposição da maioria das obras escultóricas da coleção, quase todas elas cópias romanas dos originais gregos.

Entre as melhores obras do museu está a Vênus Capitolina, uma escultura de mármore feita entre os anos 100 e 150 d.C., embora também se possam ver outras obras conhecidas como O Discóbolo, ou a imagem do Gálata moribundo.

Na Sala dos filósofos são expostos excelentes bustos dos principais personagens da Grécia antiga, que posteriormente decoravam os jardins e bibliotecas das pessoas mais abastadas.

Imprescindível

Situados em pleno centro da cidade, os dois palácios que formam o museu oferecem uma impressionante coleção de obras pictóricas e escultóricas romanas expostas para o deleite do visitante. Uma visita imprescindível. 

Horário

De terça a domingo, das 9:30 às 18:30 horas.

Preço

Adultos: 14€.
Cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: 12€.

Transporte

Ônibus: Qualquer linha até a Piazza Venezia.