Basílica de São João de Latrão

Basílica de São João de Latrão

Construída sob as ordens de Constantino o Grande durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.

Erigida no século IV em homenagem a São João Batista e ao evangelista São João, a Basílica de São João de Latrão (Basílica di San Giovanni in Laterano) é a mais importante das quatro basílicas maiores, além de ser a Catedral de Roma.

Edificada sob as ordens de Constantino o Grande durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma.

A basílica no passado

No início do século IV, o imperador Constantino expulsou a família Laterani de suas terras com o objetivo de contruir sobre elas a primeira basílica romana.

Apesar de que, com o passar dos anos, a igreja tenha sofrido as consequências de um terremoto e de vários incêndios, ela foi exposta a diversas reconstruções e ainda conserva sua forma original, além do belo claustro do século XIII e um antigo batistério que está totalmente restaurado.

A Basílica de João de Latrão teve um importante papel na história, já que até 1870 todos os Pontífices foram investidos nela. Atualmente, a igreja não perdeu a importância que a caracterizava no passado, já que o Papa, como bispo de Roma, continua celebrando em seu interior os ofícios da Quinta-feira Santa.

Detalhes para levar em conta

O pórtico de dois andares que está na fachada principal da basílica data do século XVIII, e é o lugar de onde o Papa dá a sua benção a cada Quinta-feira Santa. Na parte superior da fachada, imponentes estátuas de Cristo e dos santos esculpidas durante o século XVIII dão as boas-vindas aos fiéis.

As portas centrais de bronze são as originais que eram utilizadas na Cúria romana, situada nos Fóruns Imperiais.

A basílica apresenta um interior grandioso e profundamente decorado, desde o teto até o chão decorados com mosaicos sobre os quais se erigem imponentes colunas e estátuas colossais.

Em frente da basílica está a Escada Santa, pela qual Jesus Cristo subiu para ser julgado na Sexta-feira Santa. Foi levado do palácio de Pôncio Pilatos em 326.

Entre as melhores da cidade

Além de ser a Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão está entre as igrejas mais bonitas da cidade. No entanto, apesar de ser uma das maiores igrejas, não é tão surpreendente quanto a Santa Maria da Conceição ou a São Clemente

Horário

Todos os dias, das 7:00 às 18:30 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: San Giovanni, linha A.
Ônibus: linhas 16, 81, 85, 87, 186, 650, 810 e 850.