Basílica de Santa Maria in Aracoeli

Basílica de Santa Maria in Aracoeli

A Basílica de Santa Maria in Aracoeli está situada ao lado do Monumento a Vittorio Emanuele e é uma das igrejas mais queridas pelo povo romano.

A Basílica de Santa Maria in Aracoeli é conhecida por abrigar uma figura de madeira do Menino Jesus que dizem que é milagrosa. 

O passado do templo

Situada ao sul da Colina Capitolina, a Basílica de Santa Maria in Aracoeli foi construída durante o século VI sobre uma antiga abadia bizantina. Durante o século IX, a igreja foi entregue em um primeiro momento aos beneditinos e posteriormente aos franciscanos, que lhe deram um aspecto gótico.

Em 1797, durante o período da República, chegaram maus tempos para a basílica, que foi transformada em um estábulo.

Atualmente a basílica brilha em todo o seu esplendor enquanto milhares de turistas a visitam a cada dia. 

O interior

A peça mais famosa da igreja é a figura de madeira do Santo Bambino (o Menino Jesus), da qual dizem que tem o poder de ressuscitar os mortos. A figura, feita em madeira de olivo durante o século XV, foi roubada em 1994 e nunca foi recuperada, por isso foi substituída por uma réplica.

A igreja está dividida em 22 colunas de diferentes tipos que foram retiradas de alguns edifícios da Roma Antiga.

O teto de madeira está decorado com pinturas que representam a Batalha de Lepanto, na qual os cristãos venceram os turcos. Também se destacam os túmulos e frescos do século XV.

Escada Aracoeli

A escada Aracoeli foi construída em 1348 para celebrar o fim da epidemia de peste. Trata-se de uma escada de mármore formada por 124 degraus empinados que terminam na entrada da Igreja de Santa Maria in Aracoeli.

Dizem que quem subir as escadas de joelhos será premiado no sorteio da loteria nacional.

Bem localizada

A Basílica de Santa Maria in Aracoeli não se destaca sobre o resto das igrejas de Roma, mas o fato de estar localizada em pleno centro da cidade, ao lado do Monumento a Vittorio Emanuele II, faz com que seja uma parada muito comum para os turistas. 

Horário

Todos os dias das 9:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:30 horas.

Transporte

A pé da Piazza Venezia.