Como chegar a Roma

Como chegar a Roma

Embora se diga que todos os caminhos levam a Roma, exceto se você estiver fazendo um cruzeiro, as formas mais comuns de chegar a Roma são de avião e de trem. 

Avião

Roma conta com dois aeroportos internacionais que recebem a cada ano mais de 40 milhões de turistas. Do Brasil, apenas uma companhia tem voos diretos a Roma, a Alitalia, com saídas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Com o auge dos voos low cost, o tráfego aéreo de Roma aumenta a cada ano e há opções de voos saindo de diversas cidades e países da Europa por menos de 50 euros. 

Algumas companhias low cost que voam a Roma: 

Quando você já tenha as passagens e souber o aeroporto de chegada, deve saber como chegar até o centro de Roma.

Barco

Se você chega a Roma em um cruzeiro no porto de Civitavecchia, você tem três opções: 

  • Contratar uma excursão: é a maneira ideal de ver o máximo de Roma em um só dia e garante o retorno ao barco a tempo para o embarque.
  • Reservar apenas o transporte. 
  • Ir de trem por conta própria: esta é a opção mais econômica, mas a menos recomendada. Você terá que caminhar até a estação de trem de Civitavecchia, comprar o bilhete, viajar mais uma hora de trem e chegar à estação (normalmente Termini) e ainda pegar outro transporte. 

Trem

Se você está fazendo um circuito pela Itália, o trem é uma excelente opção a se levar em conta. Os trens de alta velocidade Eurostars conectam Roma com Florência em 1:35 hora e com Milão em 3 horas. Se você não tem muita pressa, os trens alternativos têm preços muito menores.

Você pode consultar o horário e tarifas e inclusive reservar no site da TGV ou da Ferrovie dellos Stato:

Ônibus

Companhias de ônibus fazem viagens entre os países vizinhos da Itália e Roma, mas o tempo da viagem e os preços fazem com que esse meio de transporte não seja o mais recomendado. 

Carro

Pode ser uma boa ideia para quem quer fazer uma viagem por diferentes regiões da Itália ou até mesmo incluindo países como França, Mônaco ou Suíça. Você pode calcular a rota desde a sua cidade de partida utilizando o Google Maps: