Monumento a Vittorio Emanuele II

Monumento a Vittorio Emanuele II

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, conhecido também como Vittoriale, é um imponente edifício situado na Piazza Venezia.

O Monumento Nazionale foi inaugurado em 1911 para homenagear Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália depois da unificação. 

No seu interior estão o Instituto para a História do Ressurgumento e o Museu Central do Ressurgimento.

Desde 1921, o Monumento abriga a tumba do soldado desconhecido, um lugar onde brilha a chama eterna e que está sempre custodiado por dois soldados.

Um monumento espetacular

O colossal monumento de 135 metros de largura e 70 metros de altura está composto por dezenas de majestosas colunas coríntias e intermináveis escadas, tudo isso feito em mármore branco. Uma escultura equestre de Vittorio Emanuele feita em bronze preside o conjunto e duas quadrigas guiadas pela deusa Vitória coroam o pórtico de 16 colunas.

O monumento foi muito criticado desde a sua construção, já que foi necessário derrubar diversos edifícios de grande valor para deixar o espaço suficiente livre, e os italianos não gostaram da ideia de instalar um edifício tão chamativo e carregado junto aos edifícios clássicos que o rodeiam. 

Terraço panorâmico

Um dos maiores atrativos do Monumento a Vittorio Emanuele é a vista panorâmica que se tem do terraço situado na altura das quadrigas. Os elevadores panorâmicos são a única forma de ter acesso à parte superior do monumento, mas a vista faz com que valha a pena subir. 

O Museu do Ressurgimento

A base do monumento alberga o Museu do Ressurgimento, um museu dedicado à unificação da Itália onde são expostas armas, bandeiras e outros objetos relacionados com este monumento que, embora seja essencial para os cidadãos italianos, não é muito interessante para os turistas.

Não passa desapercebido

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II é um dos edifícios mais chamativos de toda cidade. Suas impressionantes dimensões e o brilho do sol refletido no seu mármore branco fazem com seja o foco das fotografias de milhares de turistas todos os dias. 

Horário

Entrada gratuita.
Elevador: Adultos, 7€. Menores de 18 e maiores de 65 anos, 3,50€.

Transporte

Qualquer ônibus até a Piazza Venezia.