Basílica de Santa Maria in Trastevere

Basílica de Santa Maria in Trastevere

Fundada pelo Papa Calisto I no século III, quando o cristianismo era um culto minoritário, a Basílica de Santa Maria in Trastevere conserva seu caráter medieval apesar das reformas pelas quais passou.

Detalhes interessantes

Exteriormente, a igreja se destaca pelos impressionantes mosaicos dourados da fachada e pelo seu campanário, que data do século XII. Uma vez no interior, o edifício se divide em três naves por meio de vinte colunas procedentes das Termas de Caracalla.

Apesar dos belos retábulos e outros elementos decorativos que enchem a igreja, os olhos dos visitantes se centram especialmente no mosaico dourado situado na abside.  À esquerda do Altar Maior se pode visitar a Capela Altemps, decorada com estilo barroco, na qual podemos ver a Madonna de la Clemenza, uma imagem da Virgem feita em tamanho real.

No início da nave, do lado esquerdo, está a escultura de Santo Antônio, famoso por conceder desejos. São muitas as pessoas que deixam seus pedidos.

Muito bem localizada

A Igreja de Santa Maria in Trastevere está situada em um local muito especial, no boêmio e encantador bairro do Trastevere, por isso é comum passar em diversas ocasiões perto do templo, que merece a visita. 

Horário

Todos os dias, das 7:30 às 21:00 horas.

Transporte

Ônibus: linhas 23, 44, 81, 95, 160, 280, 628, 715 e 716.

Lugares próximos

Villa Farnesina (451 m)
Galeria Spada (534 m)
Trastevere (614 m)
Campo dei Fiori (709 m)
Gianicolo (795 m)