Igrejas em Roma

Se em toda a Itália as igrejas valem a pena, em Roma, sede da Igreja Católica, visitá-las é imprescindível. Além da Basílica de São Pedro, estas são algumas das igrejas mais recomendadas de Roma.

Basílicas maiores

No mundo há quatro basílicas maiores e todas estão situadas em Roma. Essas basílicas contam com um altar maior para uso exclusivo do Papa.

Além da Basílica de São Pedro, as três seguintes contam com essa classificação:

São Paulo Extramuros

A Basílica de São Paulo Extramuros é uma das cinco basílicas maiores de Roma, a segunda em tamanho por trás da de São Pedro. Saiba mais.

São João de Latrão

Erigida no s. IV em homenagem a São João Batista e ao evangelista São João, São João de Latrão é a mais importante de quatro basílicas maiores de Roma.

Santa Maria Maggiore

A Basílica de Santa Maria Maggiore é a maior das igrejas dedicadas à Virgem Maria em Roma. É uma das quatro basílicas maiores de Roma.

Basílicas menores e igrejas mais recomendadas

São Clemente

Construída sobre a mansão do Imperador Tito Flávio Clemente, a Basílica de São Clemente é um templo cristão primitivo dedicado ao Papa São Clemente.

Santa Maria da Conceição

Santa Maria da Conceição foi construída entre 1626 e 1631 pelo Papa Urbano VIII. É conhecida pela impressionante cripta que abriga sob a igreja.

Igreja de Santa Maria in Cosmedin

A Igreja de Santa Maria in Cosmedin é uma igreja medieval muito conhecida, já que que no seu pórtico está a Boca da Verdade. Saiba mais.

Santa Maria in Trastevere

A Basílica de Santa Maria in Trastevere ainda conserva seu caráter medieval apesar das reformas sofridas com o passar dos anos. Saiba mais.

Outras igrejas interessantes

Santa Maria degli Angeli

A Basílica de Santa Maria degli Angeli foi desenhada por Michelangelo e é a única igreja renascentista de Roma. Visite e se surpreenda.

Basílica de San Pietro in Vincoli

A Basílica de San Pietro in Vincoli foi construída no século V para abrigar as correntes com as quais São Pedro foi preso em Jerusalém.

Igreja de Gesù

Construída entre 1568 e 1584, Il Gesú foi a primeira igreja jesuíta construída em Roma. É um dos melhores exemplos da arte barroca romana.

Igreja Santa Maria della Vittoria

Santa Maria della Vittoria é uma basílica do século XVII criada em comemoração da vitória do imperador Fernando II na Batalha do Montanha Branca.

Santa Maria del Popolo

Construída para acabar com o fantasma de Nero, a Igreja de Santa Maria del Popolo foi decorada por Pinturicchio, Rafael, Caravaggio e Bernini. Saiba mais.