História de Roma

História de Roma

Qual foi a origem de Roma? Como se tornou um Império? Qual foi o papel da Igreja Católica em sua história? A história de Roma é uma das mais longas e interessantes do mundo.

A origem de Roma ainda é desconhecida. As diversas teorias se baseiam na informação dos autores antigos e nos diferentes tipos de descobertas arqueológicas encontradas em Roma.

Por esses motivos, esta etapa inicial da história aparece mais como uma lenda do que como uma história real e se chegou a colocar em dúvida a existência do período monárquico.

Os historiadores dos séculos XIX e de boa parte do XX desestimaram a tradição e a história dos primeiros reis de Roma (Rômulo, Numa Pompilio, Tulio Hostilio) assim como a data de fundação (753 a.C.) e ambas foram catalogadas como meramente legendárias.

Foi apenas em meados do século XX quando, graças à arqueologia e a outras ciências, se conseguiu revalorizar a tradição ao separar dela muitos elementos legendários e interpretações suspeitas.

Possivelmente, os primeiros habitantes de Roma procediam de diversas partes e não tinham nem o desenvolvimento econômico nem cultural dos seus vizinhos do norte, nem do sul, os sabinos e os latinos.

No Palatino, os arqueólogos encontraram os restos de um primitivo povoado do século VIII a.C, com duas tumbas aos seus pés. Parece que, partindo de um núcleo, a população foi se espalhando pelas ladeiras das colinas próximas e, no século seguinte, pelo vale que havia entre eles.

Etapas na história de Roma

Lenda de Rômulo e Remo

Lenda de Rômulo e Remo

Seja ou não uma lenda, Rômulo e Remo, dois gêmeos que cresceram criados por uma loba, passaram à história como os fundadores de Roma.
A Monarquia

A Monarquia

No início de Roma, o modelo político foi a Monarquia. Acreditam que a fundação de Roma aconteceu no ano 754 a.C.
A República

A República

A República substituiu a Monarquia em Roma. Nessa época foram criadas as bases do Direito Romano e governou Júlio César.
O Império Romano

O Império Romano

A fase Imperial é a mais bonita e conhecida da história de Roma. Nessa época, as fronteiras de Roma se estenderam até limites impensáveis.
O Papado

O Papado

O poder do Império Romano se debilitou com a mudança da capital para Constantinopla e o Papa foi ganhando poder e autoridade em Roma.
Roma capital da Itália

Roma capital da Itália

A história recente de Roma começou em 1870 ao ser declarada capital da Itália. Atualmente é uma das cidades mais importantes e visitados do mundo.