Gianicolo

Gianicolo

Gianicolo, considerada a oitava colina de Roma, é um lugar agradável e com clima fresco, por isso é um prazer passear pela região, que tem uma das melhores vistas da cidade. 

Gianicolo, a oitava colina de Roma, se tornou muito popular devido ao importante papel histórico que teve na defesa da cidade. Se tornou um cenário da batalha em que Garibaldi repeliu o ataque das tropas francesas, por isso seu cume está repleto de esculturas em homenagem ao heroi. 

O que ver no Gianicolo

Gianicolo é uma região agradável para passear, onde se pode disfrutar de um clima animado, mas afastado da correria da cidade. Normalmente há atividades para crianças, como teatros de marionetes ou passeios de pôneis.

Alguns dos lugares mais interessantes que podem ser visitados são os seguintes: 

  • Fontana dell'Acqua Paola: Trata-se de uma monumental fonte de mármore criada durante o século XVII para celebrar a reabertura de um antigo aqueduto romano. 
  • Faro Manfredi: O belo faro construído em 1911 foi um presente dos italianos que emigraram para a Argentina. 
  • Igreja de San Pietro in Montorio: Fundada como parte de um convento de monges franciscanos, a igreja continua aberta ao público na atualidade. No pátio está o Tempietto de Bramante, um pequeno templo erigido sobre o lugar onde São Pedro foi crucificado. 
  • Monumento a Garibaldi: A estátua equestre feita em bronze que representa Garibaldi faz parte do parque comemorativo que lembra os acontecimentos que ocorreram em Gianicolo durante a invasão do exército francês em Roma em 1849. 

Transporte

Ônibus: linha 870.

Lugares próximos

Villa Farnesina (577 m)
Trastevere (716 m)
Basílica de Santa Maria in Trastevere (795 m)
Galeria Spada (983 m)
Campo dei Fiori (1 km)