
Metrô de Roma
O Metrô de Roma tem apenas três linhas e é um dos menores da Europa, mas chega a quase todos os pontos turísticos da cidade.
Inaugurado em 1955, o Metrô de Roma teve um crescimento muito lento e conta apenas com 60 quilômetros de vias e três linhas, o que faz dele um dos metrôs menos extensos da Europa.
Atualmente estão previstas ampliações e a construção de outra linha, que seria a linha D, mas as obras foram paralisadas de maneira indefinida. A razão da sua lenta implantação é a mesma que em Atenas: cada vez que se realizam novos túneis são encontrados restos arqueológicos.
Até onde vai o metrô?
Embora tenha apenas três linhas, o metrô chega a grande parte dos pontos turísticos de Roma. Vejamos quais são as paradas mais importantes de cada linha:
Linha A (Laranja)
A mais utilizado por moradores e turistas. Ele atravessa Roma com 27 estações de noroeste a sudeste, de Battistini a Anagnina, com uma frequência de 3 a 5 minutos, dependendo do dia da semana. As paradas mais importantes, partindo do oeste, são:
- Cipro - Musei Vaticani: A mais próxima dos Museus Vaticanos e da Capela Sistina.
- Ottaviano - San Pietro: Daqui você chegará em poucos minutos à Praça e à Basílica de São Pedro.
- Spagna: Muito prática para visitar a Piazza di Spagna e a Villa Borghese.
- Barberini - Fontana di Trevi: A 5 minutos da Fontana di Trevi e a mais próxima à Praça Navona e ao Panteão.
- Termini: Estação onde circulam as duas linhas e ponto de chegada do Leonardo Express de Fiumicino.
Linha B (Azul)
Ela atravessa Roma de nordeste a sul, de Laurentina a Rebibbia ou Jonio, com a linha B se bifurcando em duas. Possui 22 estações, além de uma extensão de outras quatro. A frequência do serviço é de 5 minutos durante a semana e cerca de 9 minutos aos sábados e domingos. As paradas mais importantes partindo do norte são:
- Termini: estação por onde circulam as duas linhas e ponto de chegada do Leonardo Express do Fiumicino.
- Colosseo: Situada ao lado do Coliseu e do Fórum Romano.
- Piramide: Se você pega o trem regional FR1 em Fiumicino poderá pegar o metrô nesta estação.
Linha C (Verde)
Inaugurada em 2014, esta linha vai do centro de Roma para o leste, de San Giovanni (linha A) até Monte Compatri-Pantano. É a menos importante do ponto de vista turístico, pois, até sua conclusão, cobre apenas a parte leste de Roma e não abrange muitos pontos de interesse para os visitantes. O serviço opera a cada 12 minutos, aproximadamente, todos os dias da semana.
Onde comprar as passagens?
As passagens podem ser adquiridas nas estações de metrô e bancas. Se você pensa em usar o transporte público de forma habitual, recomendamos comprar várias passagens de forma antecipada ou adquirir um abono.
Horário
O metrô abre todos os dias das 5:30 da manhã às 23:30, da noitehorário em que o último trem de cada linha parte do terminal. Nas sextas e sábados, o horário se estende até a 1:30 da madrugada.
Tarifas
Você pode ver todos os tipos de passagens e descontos aqui: Passagens e abonos de transporte em Roma.
