Metrô de Roma

O Metrô de Roma tem apenas três linhas e é um dos menores da Europa, mas chega a quase todos os pontos turísticos.

Inaugurado em 1955, o Metrô de Roma teve um crescimento muito lento e conta apenas com 60 quilômetros de vias e três linhas, o que faz dele um dos metrôs menos extensos da Europa.

Atualmente estão previstas ampliações e a construção de outra linha, que seria a linha D, mas as obras foram paralisadas de maneira indefinida. A razão da sua lenta implantação é a mesma que em Atenas: cada vez que se realizam novos túneis são encontrados restos arqueológicos.

Até onde vai o metrô?

Plano de transporte de Roma
Plano de transporte de Roma

Embora tenha apenas três linhas, o metrô chega a grande parte dos pontos turísticos de Roma. Vejamos quais são as paradas mais importantes de cada linha:

Linha A (Laranja)

Percorre Roma de noroeste a sudeste, desde Battistini a Anagnina. As paradas mais importantes, começando por oeste, são: 

Linha B (Azul)

Percorre Roma de nordeste a sul, de Rebibbia a Laurentina. As paradas mais importantes, começando pelo norte, são: 

  • Termini: estação por onde circulam as duas linhas e ponto de chegada do Leonardo Express do Fiumicino.
  • Colosseo: Situada ao lado do Coliseu e do Fórum Romano
  • Piramide: Se você pega o trem regional FR1 em Fiumicino poderá pegar o metrô nesta estação. 

Linha C (Verde)

Inaugurada em 2014, esta linha é a menos importante do ponto de vísta turístico, já que faz um percurso pela zona leste que não cobre muitos pontos interessantes para os visitantes. 

Onde comprar as passagens?

As passagens podem ser adquiridas nas estações de metrô e bancas. Se você pensa em usar o transporte público de forma habitual, recomendamos comprar várias passagens de forma antecipada ou adquirir um abono. 

Horário

O metrô abre todos os dias das 5:30 da manhã às 23:30 da noite. Nas sextas e sábados, o horário se estende até a 1:30 da madrugada. 

Tarifas

Você pode ver todos os tipos de passagens e descontos aqui: Passagens e abonos de transporte em Roma